Google Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resident Evil - O Clássico Survival Horror

Resident Evil - O Clássico Survival Horror 






Olá galera! Tudo Bem? Hoje vou falar da querida série de terror que fez um ENORME SUCESSO nos anos 90. Uma introdução, digamos.

Em 1988 a Capcom lança para o NES um game baseado num filme de terror chamado Sweet Home. Um jogo no estilo exploração com terror, um Survivor Horror. Ele nunca foi publicado no ocidente. Nele, grupo de pessoas entravam em uma mansão para descobrir mistérios sobre assassinatos.







Cada personagem tinha habilidades próprias e itens únicos. Nesse jogo era preciso saber Gerenciar seus Itens e usa-los para Resolve Puzzles..







Foi lançado para PC em 1992 o jogo Alone in The Dark, um Survival Horror desenvolvido pela empresa francesa Infogrames.












Ele foi o percursor da técnica que utiliza personagens poligonais sobre um Fundo Pré-Renderizado, concentrando o processamento para os protagonistas e alguns objetos. Assim é possível torná-los Mais Detalhados do que seriam num ambiente renderizado em tempo real. A história do game é sobre a investigação de um dito suicídio numa mansão.








Em 1993 a Capcom lança para o SNES um divertido game de aventura multiplayer com personagens da Disney. Nesse jogo também era preciso saber Gerenciar seus Itens e usa-los para Resolve Puzzles, porém de uma forma mais simples que a vista em Sweet Home. Seu nome é Goofy Troop. Um tipo de puzzle que aparece aqui é o de empurrar caixas, parecido com os que podem ser encontrados nos jogos da franquia The Legend of Zelda.








Nesse tempo, o Playstation estava sendo desenvolvido. Entre as várias produtoras que estavam preparando os seus lançamentos para ele estava a Capcom. Shinji Mikami, um dos criadores do Goofy Troop, estava liderando um novo projeto. Ele e seus colegas, inspirados no Sweet Home do NES, planejavam um novo Survivor Horror para o PS1. Mas o PS1 tinha uma capacidade um pouco limitada e para assustar as pessoas os personagens teriam que ter gráficos realistas.








Para isso foi preciso utilizar a técnica vista antes em Alone in The Dark. Os cenários foi feitos em um PC mais potente do que os consoles da época. Desses cenários foram tiradas fotos, cada foto seria usada para cada ângulo da câmera. Animações também foram feitas para apresentar certos monstros em maiores detalhes. Mas para caracterizar os protagonistas os criadores preferiram usar filmagens com pessoas reais.







Nasce o Survival Horror







Então é lançado no Japão o jogo BioHazard em 1996. Contando com uma história envolvendo conspiração farmacêutica, mortes, polícia e armas biológicas, o game faz um sucesso estrondoso. Ele é basicamente uma Adaptação em 3D do Sweet Home, mas com uma nova temática.










Quando ele foi lançado nos EUA, ele não pôde usar o nome BioHazard por esse pertencer a uma banda norte-americana. Seu nome então foi alterado para Resident Evil, que lembra o T-Vírus, um dos principais causadores do terror no game. Um hospedeiro do T-Vírus quando não tratado a tempo acaba se tornando um zumbi.








A FMV que inicia o game mostra notícias de supostos crimes de canibalismo ocorrendo nas Montanhas Arklay. As cenas feitas mostram a chegada do esquadrão tático de polícia da cidade explorando onde está ocorrendo esses tais assassinatos. O jogo se situa na fictícia cidade de Raccon City. Esse grupo tático responsável por investigar as denúncias de homicídios é o S.T.A.R.S., que se divide em duas equipes: a Equipe Alpha e a Equipe Bravo.









A equipe Bravo foi enviada para investigar o local, mas perdeu-se o contato dela. Então a equipe Alpha foi mandada para investigar tanto os crimes quanto o paradeiro da equipe anterior.



Albert Wesker




Os principais integrantes do esquadrão Alpha são Albert Wesker (Comando), Chris Redfield e Jill Valentine. Outros integrantes próximos são Rebecca Chambers, a mais nova do grupo. E Barry Burton, que enfrenta difíceis dilemas atualmente. A medida que a trama desenrola fatos e seres vão surgindo provocando tanto terror nos S.T.A.R.S. como também revelando detalhes da conspiração que envolve autoridades de vários setores de Raccon City. O incidente ocorre em 1998. O que resume esse jogo é a Tensão e a Exploração.








Com o sucesso do primeiro título, surge a sequência: Resident Evil 2. A história deste se passa alguns meses após o primeiro. Ao notar o desaparecimento do seu irmão Chris, Claire Redfield vai até Raccon City investigar o que está ocorrendo.

Ao mesmo tempo, o policial novato Leon Scott Kennedy também vai para a mesma cidade para o seu primeiro dia de trabalho. Em meio a uma enrascada eles se encontram e se unem para conseguirem sobreviver a uma cidade dominada por seres malignos. 










Outros personagens marcantes são Ada Wong, mulher de um cientista da Umbrella desaparecido, que cruzará o caminho de Leon e Sherry, uma menina solitária, que será encontrada por Claire. Umbrella é a maior empresa existente em Raccon City e é suspeita de experimentos ilegais. Desta vez, além do T-Vírus (utilizado no projeto Tyrant), temos um novo vírus, desenvolvido por Willian Birkin, pai de Sherry. Os gráficos tiveram uma melhora significativa e as cenas em FMV são em CGs, devido as críticas das usadas no primeiro. A história também ganhou mais destaque. O que traduz esse game é o Enredo e o Suspense. 







Devido ao grande sucesso que RE2 teve foi lançado o próximo jogo em 1999. Resident Evil 3: Nemesis se passa algumas horas antes do segundo game e termina um dia depois. Neste game é mostrado que Raccon City está completamente infectada pelo T-Vírus e o governo americano irá lançar uma bomba atômica para varrer toda a vida da cidade, e assim extinguir o vírus.










Aqui estamos na pele de Jill Valentine. No caminho ela encontra mercenários a serviço da Umbrella, entre eles o amigo Carlos Oliveira. Carlos estará ao lado de Jill até o fim de Raccon City. Mas surge um inimigo implacável no caminho: Nemesis. Ele é o a última versão Tyrant, ainda melhorado, muito superior aos anteriores. Não há nada que possa parar essa ameaça.






Ele foi feito com uma única missão: exterminar todos os S.T.A.R.S. e qualquer um que esteja na sua frente. Algo inovador são as cenas em somos obrigados a fazer escolhas dramáticas e o sistema de fabricar munição. O que resume esse jogo é a Tensão e a Adrenalina.




Nemesis



Elementos Chave da Série


Um sentimento sempre presente nos games dessa Trilogia, e em alguns outros títulos, é o MEDO de explorar locais desconhecidos por causa dos monstros que podem surgir, e sequer ter recursos para enfrentá-los. O jogador é LIMITADO por vários elementos, entre eles:






Mapa - Não pense que nos primeiros jogos o mapa irá guiar você Igual uma Babá... Aqui você ficará perdido até encontrar, aos poucos, Cada Parte do Mapa. Os lugares são grandes e cheios de segredos, o que força o jogador a e explorar e investigar cada centímetro quadrado do game.













Inventário - Possui pouco espaço para os itens. Isso deixa o jogador tenso por obriga-lo a prever os perigos da jornada. As ervas de recuperação de saúde são escassas. E se o jogador ficar sem munição, ele provavelmente será morto.











Puzzles - Para ter acesso a vários itens e locais é preciso resolver quebra cabeças. Pode ser uma maquina ou diversas peças a serem reunidas, você encontrará puzzles desafiadores nos primeiros games da franquia. E também os puzzles de empurrar caixas.










Inimigos - Alguns inimigos podem surgir repentinamente, forçando o jogador a pensar rápido. Em algumas salas, vários inimigos podem cerca-lo. Há ainda inimigos capazes de romper estruturas, impedindo o jogador de fugir. Principalmente os chefes.










Alguns inimigos destes jogos, em certas ocasiões, podem matá-lo com um ÚNICO GOLPE ou Uma Única Sequência. Nesses games seu personagem não ataca se estiver desarmado. A faca é a ultima defesa, mas ela é patética contra inimigos poderosos ou grupos...










Sistema de Save - O jogo te dá Ink-Ribbons, tintas para você usar na maquina de escrever. É assim que é salvo o progresso. Mas as Ink-Ribbons são escassas... Se forem usadas sem planejamento logo elas irão acabar, e será praticamente impossível chegar ao final do game. É preciso economiza-las ao máximo para não ficar na mão...











Tela - A visão se dá por câmeras fixas em diversos pontos do cenário. Isso limita o olhar do jogador, escondendo o terror que está logo adiante, contribuindo para manter a constante TENSÃO do jogo.










Jogabilidade - O personagem se move por coordenadas e não por base em direções da tela. Estilo "tanque de guerra". Basicamente, deve-se APRENDER A ANDAR. É preciso algumas partidas para se dominar. Isso AFASTA o game do publico infantil, devido a essa dificuldade. Esse fator aliado a pouca munição pode frustrar muitas pessoas. Resident Evil, em sua Verdadeira Essência, não é para os fracos...






Por causa desse controle a retaguarda do personagem torna-se MUITO Vulnerável, aumentando ainda mais o PÂNICO de ser cercado por inimigos. Só os mais habilidosos, os Jogadores Hardcores, são capazes de dominar essa jogabilidade. A quantidade de mortes exigidas até pegar o ritmo da coisa é enorme... Muitos dentes para ranger e lágrimas para derramar...



Rumos da Franquia


Resident Evil rendeu um grande título ao Dreamcast em 2000, intitulado Code Veronica. Este possui lindos cenários renderizados em Tempo Real (pela primeira vez na série) e uma bela trilha sonora. É protagonizado por Claire e Chris e traz de volta alguns elementos do primeiro e do segundo game. O jogo ocorre na Ilha Rockfort, na America do Sul, que pertence à Umbrella.








Um personagem marcante desse game que cruza o caminho de Claire é o jovem Steve Burnside. Code Veronica foi convertido para outros consoles. É conhecido o fato de que esse deveria ter sido a verdadeira sequência do segundo, mas por motivos de marketing a Capcom lançou o "Nemesis" como o terceiro da série. Embora tenha um novo motor gráfico e tenha uma trama situada num lugar diferente, Code Veronica mantem o FORTE ESTILO SURVIVAL dos primeiros.










O primeiro título foi refeito para o GameCube no fim de 2001 e ganhou um acabamento impecável em Gráficos e Sons, como novas FMVs e leves inovações na jogabilidades, sem perder o espirito do original.








Os personagens foram renderizados com Tamanha Qualidade e Detalhes bem à frente do seu tempo. Há novos itens, inimigos e locais dentro e fora da mansão. Ele possui ainda diversos modos extras, aumentando ainda mais o seu Fator Replay. É o vulgo Resident Evil Remake, assim conhecido por seus fãs. Shinji Mikami tornou perfeito o que já era fabuloso.












No GameCube ainda seria acabado em 2002 um jogo que seria o prequel da série, o Resident Evil Zero. Há notícias que em 1999 ele estava sendo desenvolvido para o N64, mas por causa das limitações do cartuchos a Capcom acabou preparando-o para o Projeto Dolphin. As mesmas melhorias aplicadas ao Remake também foram aplicadas ao Zero. Gráficos e Sons impecáveis.








Uma jogabilidade diferenciada, baseada  no controle de Dois Personagens Simultâneos. Esse sistema exigia um carregamento rápido, algo que seria impossível no PS1 e apenas o N64 naquela época oferecia. O jogo ocorre algumas horas antes do Resident Evil original, e relata como foi a missão da Equipe Bravo nas Montanhas Arklay.








Nesse game estamos na pele de Rebecca Chambers, a médica do esquadrão tático S.T.A.R.S. Andando pelas redondezas, ela encontra o prisioneiro Billy Coen. E nesse momento a jogabilidade muda para o Modo Equipe, comandando ambos, juntos ou separados num lugar repleto de criaturas sedentas por carne humana. Com muitas inovações e o mesmo espirito dos primeiros títulos, REZero é incrível.














No Wii surge a serie de tiro, com os games Umbrella e Darkside Chronicles em 2007 e 2009, respectivamente. Essa série é uma releitura dos cenários dos primeiros games da série em Primeira Pessoa.










Muitos cenários foram refeitos em Tamanha Riqueza de Detalhes, assim como os personagens. É possível jogar em multiplayer e em várias situações podemos escolher caminhos diferentes. Eles foi convertido para o PS3 em HD.












A Triste Crise de Identidade


Diversos games foram feitos como a série Outbreak(File#1 e File#2), que era Online, mas na geração do PS2 isso ainda estava engatinhando. Infelizmente, depois da Trilogia do PS1, a Capcom começou a focar um público diferente e de Menor Faixa Etária.. Com isso, Resident Evil, em suas sequências e spin-offs, foi deixando de lado seus elementos tradicionais e tornou-se num mero jogo de ação. Com personagens exagerados e cenas forçadas, a série perdeu o realismo e o aspecto Tensão/Suspense antes visto. Os games de hoje já não são mais Survival Horror. Veja só a que ponto chegamos...








Mas parece que a Capcom observou isso e resolveu agora tentar reconquistar seus primeiros fans. Recentemente o Remake do original lançado 2001 foi Totalmente Remasterizado em HD para o PS3/PS4, XBox360/XboxOne e PC, ganhando gráficos de última geração, com personagens e cenários com uma riqueza ainda maior de detalhes. Novidades estão inclusas, como roupas diferentes para os personagens, e uma jogabilidade opcional mais SIMPLES para iniciar os jogadores mais jovens no lendário primeiro episódio da franquia.








Resident Evil HD Remaster, como é agora chamado, foi um dos títulos da PSN que Vendeu Mais Rápido no menor tempo possível. A Capcom percebeu a aceitação do público, e está em andamento a remasterização do REZero, outro jogo que praticamente ninguém pôde conhecer. Eu joguei tanto o Remake quanto o Zero, e digo pra vocês, estes dois são as grandes jóias adormecidas no antigo GameCube. Eles eram EXCLUSIVOS da Nintendo, e agora finalmente foram liberados para outros consoles, para a felicidade de muitos fans que não adquiriram o GameCube ou o Wii.






Atualizando: ResidentEvil Zero HD Remaster foi lançado recentemente para o XBox360/One e PS3/PS4.






Ambos agora fazem parte de um pacote HD chamado ResidentEvil Origins, lançado também para os novos consoles.






Resident Evil 2 Remake?

Ainda no fim de 2015, Projeto Remake Resident Evil 2 foi oficialmente aprovado e divulgado no Youtube pelo Produtor da Capcom, Yoshiaki Hirabyashi, pertencente a R & D Divisão 1. Ele comentou: "Tem sido ótimo ver tantos comentários positivos dos fãs, isso empurrou o projeto para obter aprovação. A equipe aqui na Capcom do Japão realmente aprecia esta paixão e apoio, e faremos o nosso melhor para trazer aos fãs o que eles realmente querem". 





Como foi citado neste port, nos Elementos Chave da Série, a franquia Resident Evil possui características marcantes, uma delas é sua jogabilidade "tanque de guerra", assim como as câmeras que limitam o jogador, tal como o inventário limitado de itens. São justamente estes elementos limitadores que traduzem o sentimento do jogador. Resident Evil 2 foi produzido levando em consideração estas características. 

Sendo um verdadeiro fã da série, desde o início, peço que este Remake de RE2 seja feito nas MESMAS BASES do Remake de 2002. Claro que ele poderia ter uma câmera com mais liberdade, igual à câmera do RE Code Veronica, com movimentos de cerca de 180°. Isso seria interessante para podermos ver mais ângulos da ruas de localidades de Raccon City, como das ruas, da delegacia, dos esgostos, dos laboratórios, enfim. Para isso ele poderia ser renderizado em tempo real, o que não tiraria o seu charme. 






Eu só não espero que ao invés de Remake, acabem fazendo um jogo de ação igual RE4 ou os posteriores. Espero que a essência original de ResidentEvil2 seja respeitada, assim como a do jogo de 1996 foi respeitado em seu Remake de 2002. Se for pra fazer um Remake de RE2 nos moldes de RE4, sinceramente melhor que jamais seja feito. Que Resident Evil 2 Remake tenha a mesma essência do jogo de 1998, com jogabilidade semelhante, e traga ainda sentimentos parecidos como os que ele trouxe naquele tempo. RE2 possui o melhor enredo da franquia, assim como uma excelente jogabilidade, e por isso ele merece o máximo de cuidado e respeito da Capcom, e jamais perder suas características originais. 






É isso aí galera, espero que vocês tenham curtido o post de introdução à série Resident Evil. Lamento pelos meus sentimentos que aparecem no post. EU AMO MUITO essa série e já debulhei uma dezena de games da franquia. Sou um fanático por Resident Evil. Ele marcou demais a minha adolescência. Seus personagens, criaturas, armas, itens, cenários, músicas e mapas estão guardados no meu coração. O primeiro que eu conheci quando criança foi o RE2. Me lembro que meu amigo deu o controle pra mim e eu fiquei que nem um tonto sem saber o que fazer... nem conseguia andar direito... kkkkk...






Deixem nos comentários a experiência de vocês com a série, só não vão brigar e se xingar, por favor. Agradeço pela atenção de vocês, um abraço. Falow...





Nenhum comentário:

Postar um comentário